quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Pensando sobre a profissão Psicóloga!

Em homenagem ao dia do Psicólogo, que foi ontem (27/08)!!!

Outro dia sentei com umas ex-colegas de faculdade para colocarmos os assuntos em dia! Não estávamos em muitas, mas a conversa me permitiu uma boa reflexão sobre minha profissão...

Depois disso... essa semana fui fazer uma entrevista de emprego e o entrevistador me disse: "vocês psicólogos gostam de fazer auto-análise"! E o pior (ou melhor) é que isso é uma grande verdade! Lembro-me do último ano da faculdade, que o tema principal das aulas era: "o que o psicólogo representa no mercado de trabalho? Quem somos nós no ambiente corporativo? Será que somos substituíveis? Qual o nosso diferencial?" e por aí vai... reflexões, críticas, auto-análise...

Bom... diante disso quero refletir um pouco mais sobre o que significa pra mim o ser psicóloga e qual o impacto disso nas pessoas que estão à minha volta?

Pra começo de conversa, na minha casa somos em sete pessoas (contando o agregado oficial) e dessas sete, seis, isso mesmo, seis delas são engenheiros... logo... só eu fui para o caminho alternativo... digamos que eu fui a única que resolvi pensar da família (rs...)!

Brincadeiras à parte, isso causa um impacto na minha vida muito forte, porque eu carrego um "peso" que na verdade eu mesma coloquei em mim... não tem nenhum problema eu ser diferente! Mas, eu me sinto na obrigação de fazer diferença também...

Isso é algo que vive permeando minha vida... de forma inconsciente até! E o pior é que gera uma cobrança que talvez eu não devesse ter... "ainda mais sendo psicóloga" como costumam dizer... afinal eu estudei a mente humana e suas articulação, então eu deveria ter a compreensão de que esse jugo é mentiroso e imaginativo.

Mas... a minha grande questão é: será?

Eu sou Psicóloga e gosto de ter essa profissão! Isso realmente me faz olhar para algumas situações por um prisma crítico e ao mesmo tempo humano... mas será que eu deveria ser mais atuante do que eu realmente sou? Não que eu precise ir para a área clínica, porque realmente não é muito o meu perfil, mas... sei lá... só pensar não resolve nada... digo que sou pró-ativa, mas até agora o que eu produzi?

Pensando sobre essa pergunta entendi uma coisa: como é dificil ser Psicóloga!!! rs... Vai perguntar para um engenheiro se ele tem crises existenciais por ter escolhido uma profissão que pode ser substituída por um administrador, ou um economista dependendo de sua atuação... agora ter escolhido profissões que nos faz pensar leva a isso... pensar!!!

4 comentários:

Anônimo disse...

Estou achando muito gostoso ver você fluir como cronista e poeta.
Quero que saiba, se é que ainda não sabia, que você me deixa cheia de orgulho por ter escolhido o "caminho alternativo". Tenho certeza que o peso e a cobrança vão desaparecer muito em breve, digo, muito em breve mesmo, quando como psicóloga você estiver firmada profissionalmente.
Amo muito você.
Mamãe

Anônimo disse...

Excelente! Adorei o texto...

Confesso que este foi o momento que eu mais te vi como psicóloga... rs...

Por mais que você tenha escolhido o "caminho alternativo", de uma forma ou de outra você cairá no mesmo caminho que nós, os "engenheiros"...
Eu sei muito bem o quanto você se afeiçoa as coisas que fazemos... no fundo o seu coração é engenheiro... vc sabe disso... não preciso te dizer...

rs...

beijos irmã linda! te amo!
Parabéns pelo dia do Psicólogo!

Anônimo disse...

Só pra constar...
a hora que você PENSA de verdade é quando vc conversa com nós 6... porque sempre tem muita coisa pra aprender! hahaha
bjo

Anônimo disse...

GORDAAAAAAAAAAAAAAA

eu tbm tenho certeza de que você é ENGENHEIRA... porque filho de engenheiro é engenheirinho, como filho de pato é patinho... ou será que você é um cisnei???? hauhauhaua

Amo muito você linda, e também tenho muito orgulho de você, pois tudo o que você faz, absolutamente TUDO, você faz com perseverança e tenho certeza de que muito em breve, como disse minha mãe você será bem COMPLETA!!!!

E como a Alê disse: "você também é engenheira, mas engenheira da mente!!!!"

Beijos